Inteligências Múltiplas, Howard Gardner

19-06-2011 18:29

 INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS

         

Howard Gardner, 1943

 

Psicólogo cognitivo e educacional norte-americano.

Professor de Cognição e Educação na Universidade de Harvard.

Professor adjunto de neurologia na Universidade de Boston.

Depois de terminar o doutoramneto em Harvard em 1971, com uma dissertação em sensibilidade de estilo em crianças, continuou a trabalhar nesta universidade, estabelecendo com Nelson Goodman um grupo de pesquisa em educação pela arte conhecido como Project Zero.

 Este projeto focaliza-se no estudo sistemático do pensamento artístico e da criatividade em arte assim como em disciplinas da área humana e científica a nível individual e institucional.

Escreve “Estruturas da Mente em 1983, onde descreve sete dimensões da inteligência: visual/espacial, musical, verbal, lógica/matemática, interpessoal, intrapessoal e corporal/cinestética).

Desde a publicação de “Estruturas da Mente, Gardner propôs ainda duas novas dimensões de inteligência: naturalista e existencialista.

Surge, assim, a Teoria das Inteligências Múltiplas, muito mais abrangente que as até aí desenvolvidas e que apenas levavam em consideração as inteligências verbal e lógica/matemática.

 

Teoria das Inteligências Múltiplas (1983)

https://www.youtube.com/watch?v=l2QtSbP4FRg

  

A Teoria das Inteligências Múltiplas, de Howard Gardner é, assim, uma alternativa para o conceito de inteligência como uma capacidade inata, geral e única, que permite aos indivíduos uma performance, maior ou menor, em qualquer área de atuação.

 

Lógico-matemática

capacidade de confrontar e avaliar objetos e abstrações, discernindo as suas relações e princípios subjacentes.

Possuem esta caracaterística matemáticos, cientistas e filósofos como Albert Einstein

Linguística

domínio e gosto especial pelos idiomas e pelas palavras e por um desejo em os explorar. É predominante em poetas, escritores, e linguistas, como T. S. Eliot, Noam Chomsky

Espacial

expressa-se pela capacidade de compreender o mundo visual com precisão, permitindo transformar, modificar percepções e recriar experiências visuais, mesmo sem estímulos físicos. É predominante em arquitetos, artistas, escultores, cartógrafos, navegadores e jogadores de xadrez, como por exemplo Michelangelo, Frank Lloyd Wright.

Corporal-Cinestésica

traduz-se na capacidade de coordenação motora, os sentidos e a expressão corporal. É predominante entre atores e aqueles que praticam a dança ou desporto, como por exemplo Marcel Marceau, Michael Jordan.

Interpessoal

a habilidade de entender as intenções, motivações e desejos dos outros. Encontra-se mais desenvolvida em políticos, religiosos e professores, como por exemplo Mahatma Gandhi.

Intrapessoal

a capacidade de se conhecer, estando mais desenvolvida em escritores, psicoterapeutas e conselheiros, como por exemplo, Sigmund Freud.

Musical

a habilidade para compor e executar padrões musicais.  É predominante em compositores, maestros, músicos, críticos de música como por exemplo, Ludwig van Beethoven, Leonard Bernstein,.

Naturalista

a sensibilidade para compreender e organizar os objetos, fenómenos e padrões da natureza. É característica de biólogos, geólogos mateiros, por exemplo Charles Darwin, Thomas Henry Huxley

Existencialista

a capacidade de refletir e ponderar sobre questões fundamentais da existência. Característica de líderes espirituais e de pensadores filosóficos como por exemplo Jean-Paul Sartre, Frida Kahlo.

 

www.youtube.com/watch?v=DCyp4Ro2YAQ&feature=related